Quinta-feira, 29 de Outubro de 2020
Curiosidades

Veja como evitar maior circulação do coronavírus nos dias de frio

Queda nas temperaturas é uma vilã na batalha contra a proliferação do vírus

Publicada em 07/05/20 às 22:54h - 691 visualizações

por TIRSUL


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Em meio à escalada no número de mortes por coronavírus no Brasil – o país já registrou 8.583 óbitos até a noite de quarta-feira (6) — e ao descumprimento das regras de distanciamento social por parte da população, a luta contra a pandemia ganha mais um obstáculo: o frio.  

Crissiumal teve, na manhã desta quinta-feira (7), o dia mais gélido do ano, com mínima de 5,5°C. Outras regiões do RS tiveram frio ainda mais intenso. Com a baixa das temperaturas, é natural que a gente queira se proteger. Entretanto, ao ficarmos aglomerados em casa ou no transporte público, com janelas fechadas, impedimos a circulação do ar e favorecemos o trânsito do coronavírus.

Lucia Pellanda, professora de epidemiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), explica que o inverno é uma estação agravante para a pandemia — mas não pelo frio em si:

— A parte boa do inverno é que as pessoas tendem a ficar mais em casa, não se expõem tanto à doença. Isso é ótimo para evitar a circulação do coronavírus. Por outro lado, elas se fecham nos ambientes e impossibilitam a renovação do ar, que pode ficar carregado de partículas do vírus.

Lucia destaca ainda a importância da vacina contra a gripe. Isso porque a imunização protege contra doenças respiratórias, comuns no inverno, que podem comprometer fortemente o sistema imunológico e propiciar o surgimento de outras infecções.

— Além disso, (a vacinação) ajuda a não sobrecarregar o sistema de saúde público. Se a população estiver vacinada, reduziremos os números de internações nos hospitais, deixando leitos disponíveis para pacientes de covid-19 — afirma a professora.

Veja como enfrentar as baixas temperaturas em meio à pandemia 

Evite aglomeração de pessoas em locais fechados e mal ventilados.

Deixe o ambiente doméstico arejado. O vento ajuda a renovar o ar do recinto e a levar as partículas do vírus embora. Em dias de sol, isso é ainda mais eficiente.

Se você faz parte do time dos friorentos, escolha um cômodo da casa em que o ar possa circular.

Não deixe de lado a etiqueta. Ao espirrar ou tossir, use um lenço descartável — e coloque-o no lixo — ou a parte interna do cotovelo.

Lave as mãos com água e sabão ou com álcool gel com frequência.

Se agasalhe de forma que sinta conforto térmico.

Ao usar ar condicionado, a umidade do ar baixa, o que resseca as mucosas da narina e garganta, diminuindo a proteção contra vírus e bactérias. Para evitar isso, use umidificadores de ar ou bacias com água no ambiente climatizado.

Limpe o filtro do ar condicionado com frequência.

Com Informações e foto: ZH / Agência RBS 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55)9 9691 2033

Visitas: 1454599
Usuários Online: 28
Copyright (c) 2020 - TIRSUL - Estamos felizes por você estar aqui, compartilhe conosco suas idéias e comentários.