Quinta-feira, 04 de Junho de 2020
Agricultura

Fumicultura é motivo de preocupação para a FETAG-RS

Não há uma justificativa para esta ação das empresas

Publicada em 21/05/20 às 22:09h - 62 visualizações

por TIRSUL


Compartilhe
   

Link da Notícia:

A FETAG-RS, por meio desta, manifesta sua grande preocupação com a situação atual da fumicultura gaúcha, especialmente em relação a política de comercialização adotada pelas empresas fumageiras.

A postura das empresas é inadmissível diante do cenário que estamos vivenciando, onde os produtores, que já tiveram inúmeras perdas na produção devido as intempéries climáticas (excesso de chuvas e seca), além das dificuldades na comercialização devido a pandemia do COVID-19, agora sofrem com o rigor na classificação, causando perdas ainda maiores na lucratividade.

Não há uma justificativa para esta ação das empresas, tendo em vista que 80 % do tabaco produzido é exportado e o valor do dólar está próximo aos R$ 6,00.

Outro ponto que preocupa é o corte de produtores que vem sendo realizado por algumas empresas, trazendo incertezas em relação ao futuro da cadeia produtiva. As entidades são contrárias a redução de famílias produtoras para o aumento de área plantada.

Além disso, as empresas estão desrespeitando as regras estabelecidas no Fórum Nacional da Integração do Tabaco - FONIAGRO - durante as negociações de preço, o que tem fragilizado o sistema Integrado do Tabaco, construído ao longo de anos e que serve de referência para as demais cadeias produtivas.

Diante disso, a FETAG-RS e sua Comissão Estadual do Fumo estão cobrando uma mudança de postura das empresas, tanto na comercialização quanto na política que envolve todo o setor fumageiro.

Fonte: Fetag




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55)9 9691 2033

Visitas: 1167735
Usuários Online: 31
Copyright (c) 2020 - TIRSUL - Estamos felizes por você estar aqui, compartilhe conosco suas idéias e comentários.