Cidade

Depois de três anos em queda, economia gaúcha cresce 1% em 2017, aponta Fipe

Resultado foi o primeiro divulgado após impasse causado pela extinção da FEE

Publicada em 22/06/18 às 08:41h - 19 visualizações

por TIRSUL


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Depois de impasse em torno da divulgação da pesquisa, os gaúchos souberam nesta quinta-feira (21) que a economia do Estado voltou a crescer. Em 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul teve alta de 1% após três anos consecutivos em queda, apontam dados divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. O resultado é o primeiro apresentado após a extinção da Fundação de Economia e Estatística (FEE), até então responsável pelo levantamento. 

O desempenho gaúcho ficou no mesmo patamar do brasileiro. Em 2017, o PIB nacional também subiu 1%, segundo dados informados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) há quase quatro meses.

O impasse em torno da divulgação do indicador estadual ocorreu após o IBGE romper o convênio que tinha com a FEE para repasse de números socioeconômicos sigilosos ao Rio Grande do Sul. O instituto tomou a medida por conta da decisão do governo do Estado de extinguir a fundação e terceirizar o cálculo do PIB. 

A Fipe é ligada à Universidade de São Paulo, órgão estadual. Como o IBGE não reconhece a Fipe como órgão público, recusa-se a compartilhar dados do PIB com a fundação.

O pesquisador da Fipe, Eduardo Zylberstajn, que coordenou o levantamento, afirmou que a estimativa gaúcha usou como base "somente dados públicos". Segundo o pesquisador, a maioria dos números vem de pesquisas regionalizadas do próprio IBGE. 

— Usamos mais de 400 séries. A maioria dos Estados usa essas informações — argumentou. — A Fipe tem mais de 40 anos. Os seus indicadores buscam trazer mais transparência para o mercado. Aceitamos entrar no projeto do RS com a possibilidade de aumentar a transparência, e não diminui-la — acrescentou.

Além do resultado anual, houve a divulgação do desempenho gaúcho no primeiro trimestre de 2018. Entre janeiro e março, o PIB do Estado caiu 0,8%. 

Fonte: GAÚCHA ZH







Deixe seu comentário!

ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 (55)9 9691 2033

Visitas: 156913
Usuários Online: 70
Copyright (c) 2018 - TIRSUL - Estamos felizes por você estar aqui, compartilhe conosco suas idéias e comentários.