Cidade

Regulamentada taxa de visitação ao Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas

Moradores dos municípios que integram a Rota do Yucumã terão desconto de 50% no valor do ingresso

Publicada em 04/06/18 às 22:08h - 93 visualizações

por TIRSUL


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Foi publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (1º) portaria da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) que regulamenta a cobrança e os descontos legais previstos na taxa de visitação e uso da infraestrutura das Unidades de Conservação do Estado do Rio Grande do Sul.

A diretora do Departamento de Biodiversidade (DBIO) da Sema, Liana Barbizan, explica que o regramento tem o objetivo de padronizar as cobranças no Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas, e no Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, abertos à visitação. Os dois parques são unidades de conservação de proteção integral e valiosos instrumentos de proteção ambiental.

A diretora assegura ainda que o acesso deve ser garantido de forma democrática, respeitadas as restrições contidas em seus planos de manejo e nos atos normativos. De acordo com a portaria, terão direito à meia-entrada crianças até 12 anos de idade incompletos, estudantes, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência, jovens entre 15 a 29 anos comprovadamente carentes e doadores de sangue.

Também são beneficiados pelo desconto de 50% os moradores dos 33 municípios que compõem a Rota do Yucumã, conforme Termo de Cooperação firmado entre a Secretaria e o Consórcio da Rota Yucumã, incluindo os 21 municípios da região Celeiro.

A portaria estabelece que atividades de pesquisadores autorizados pela Divisão de Unidades de Conservação, guias de turismo devidamente regularizados, condutores ambientais autônomos para conduzir trilhas, crianças menores de 2 anos, profissionais credenciados para a produção de matérias jornalísticas, membros de instituições colaboradoras e as populações tradicionais do entorno das Unidades de Conservação devidamente autorizadas não configuram visitação, portanto, não estão sujeitas à cobrança.

Não será cobrado ingresso também, de estudantes e acompanhantes de estabelecimentos de ensino regular quando para atividades de educação ambiental, desde que realizem previamente o agendamento junto às administrações das Unidades de Conservação.





Deixe seu comentário!

ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 (55)9 9691 2033

Visitas: 101410
Usuários Online: 76
Copyright (c) 2018 - TIRSUL - Estamos felizes por você estar aqui, compartilhe conosco suas idéias e comentários.