Cidade

Primeiro sacerdote nascido em Três Passos será ordenado frei neste final de semana no município

Publicada em 06/04/18 as 13:07h - 18 visualizações

por TIRSUL


Compartilhe
   

Link da Notícia:

     Durante esta semana uma equipe vocacional, formada por diversas congregações masculinas e femininas, está dinamizando a animação vocacional na Paróquia Santa Inês de Três Passos, em preparação à Ordenação Presbiteral do Frei Tiago Frey.

 

    Estão sendo desenvolvidas várias atividades: oficina vocacional nas escolas, encontros com crismandos, celebrações nas comunidades, visita às famílias e divulgação nas emissoras de rádio.

 

    Neste sábado (07) acontece a ordenação sacerdotal, em celebração a partir das 19h, na Igreja Matriz Santa Inês, com a presença do bispo diocesano Dom Antonio Carlos Rossi Keller. No domingo (08), o frei Tiago Frey irá celebrar sua primeira missa, também na igreja de Três Passos, às 10 horas da manhã. Logo após, ao meio-dia, acontece almoço de confraternização, no seminário São Pascoal. Tiago é o primeiro sacerdote nascido em Três Passos que será ordenado.

 

    Em Três Passos está sediado o Seminário Franciscano São Pascoal que acolhe os vocacionados a vida franciscana que estão cursando o ensino médio. Foi neste seminário que frei Tiago realizou seus primeiros anos na caminhada vocacional franciscana.

 

Ordenação de Frei Tiago Frey

    Desde jovem, Frei Tiago, sentiu o chamado de ser frei franciscano. Após alguns amigos serem seminaristas no Seminário São Pascoal, sentiu-se inspirado para realizar o discernimento vocacional. Assim, no ano de 2004 começou a ser acompanhado pelos freis franciscanos, que residiam no Seminário São Pascoal.

 

    No ano de 2005 realizou estágio vocacional no Seminário São Pascoal, em Três Passos. Em seguida ingressou no Seminário São Pascoal, aonde cursou dos anos de 2005 a 2007 o ensino médio no Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo.

 

    No ano de 2008 foi para o Seminário São Francisco de Assis, em Arroio do Meio - RS, aonde realizou a etapa de postulantado.

 

    No ano 2009 realizou a etapa no noviciado, no Convento São Boaventura, no município de Imigrante - RS. Neste período, fez o seu processo de amadurecimento na fé e da vocação franciscana.

 

     Nos de 2010 a 2012 realizou os estudos de filosofia, residindo na Fraternidade Nossa Senhora do Rosário, em Porto Alegre. Lá começou um trabalho junto a Juventude Franciscana (jufra). E foi membro da Comissão do Espaço Franciscano na Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro.

 

     No ano de 2013 realizou seu ano de estágio pastoral ou ano de prestação de serviço a Província, na Fraternidade Evangelizadora Progresso e Bela Vista do Fão (Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e Paróquia Nossa Senhora de Lourdes) trabalhando especialmente com a juventude.

 

     Nos anos de 2014 à 2016 começou a realizar o curso de Teologia, residindo na Fraternidade Franciscana São Pedro, em Porto Alegre. Também, atuou como agente de Pastoral na Paróquia Santa Clara, de Porto Alegre.

 

     No ano de 2015 realizou a Profissão Solene na Igreja Matriz santa Inês em Três Passos. Tendo escolhido como lema da sua Profissão Solene é "Que Ele cresça e eu diminua" (Jo 3, 30).

 

     No ano de 2017 reside na Paróquia Rede de Comunidades São José, em Gravataí-RS, aonde atua como agente de Pastoral. E foi Ordenado Diácono pelo arcebispo de Porto Alegre (Dom Jaime Spengler, OFM), no dia 11 de junho de 2017, com lema: "Eu vim para servir" (Mc 10,45).

 

    Para a sua futura Ordenação Presbiteral, Frei Tiago terá como lema: "O bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas" (Jo 10,11) e será ordenado pelo Bispo da Diocese de Frederico Westphalen, Dom Antônio Rossi Keller, no dia 07 de abril de 2018, na Igreja Matriz em Três Passos. Também com esse lema quer sublinhar a função do presbítero, que tem como exemplo a figura do Bom Pastor, que é o próprio Jesus Cristo. A figura do Bom Pastor transmite uma série de características: doar a vida, transmitir vida plena, proteger dos inimigos, transmitir um amor sem limites e simbolizar a unidade. Assim, como o Bom Pastor, Frei Tiago quer colocar o dom do ministério do presbiterado em prol da Igreja povo de Deus.

 

(Histórico divulgado pela Paróquia Santa Inês)




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 (55)9 9691 2033

Visitas: 8832
Usuários Online: 60
Copyright (c) 2018 - TIRSUL - Estamos felizes por você estar aqui, compartilhe conosco suas idéias e comentários.