Cidade

Forte frente fria chega ao estado do RS no fim de semana

CLIMA TEMPO ALERTA

Publicada em 23/03/18 às 08:58h - 35 visualizações

por TIRSUL


Compartilhe
   

Link da Notícia:

    O primeiro fim de semana do outono de 2018 será marcado pela chegada de uma forte frente fria. As simulações atmosféricas feitas em supercomputadores estão indicando que a massa de ar polar associada a esta frente fria é de forte intensidade, com características de outono, com potencial para provocar uma acentuada queda da temperatura por onde passar. Será a massa polar mais forte de 2018, até agora.

 

    O choque térmico entre este ar frio com a atmosfera muito quente que predomina sobre o Brasil, o Paraguai, Uruguai, norte e leste da Argentina e Bolívia vai contribuir para o desenvolvimento de nuvens de tempestade no fim de semana.

    A chegada desta forte massa de ar frio de origem polar vai gerar também uma acentuada diferença de pressão atmosférica durante o sábado entre o centro da Argentina, o Paraguai e o Brasil. Esta é uma situação muito propícia para ocorrência de ventania, de rajadas de vento extremamente fortes, que pode passar dos 100 km/h.

 Ventania, chuva muito volumosa, grande quantidade de raios e queda de granizo podem ocorrer no primeiro fim de semana do outono nos estados do Sul do Brasil. Porém, a chuva e os ventos mais preocupantes são esperados para o Rio Grande do Sul.

    A situação de tempo severo com chuva intensa, ventania e granizo deve ser sentida já partir da noite da sexta-feira sobre o centro-leste da Argentina e no Uruguai, mas é no sábado 24 de março, que as fortes áreas de instabilidade desta frente fria se espalham para o norte da Argentina, Bolívia e Paraguai.

 

    No Brasil, além da Região Sul, as áreas dos estados de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso próximas das fronteiras com o Paraguai e a Bolívia também vão sentir os impactos desta frente fria. Há risco de tempestades durante a noite do sábado, mas principalmente durante o domingo.

  




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 (55)9 9691 2033

Visitas: 65197
Usuários Online: 98
Copyright (c) 2018 - TIRSUL - Estamos felizes por você estar aqui, compartilhe conosco suas idéias e comentários.