Terça-feira, 22 de Setembro de 2020
Agricultura

Prazo para comunicar vacina contra aftosa é prorrogado no RS

Imunização do rebanho permanece até 14 de abril

Publicada em 25/03/20 às 20:01h - 107 visualizações

por TIRSUL


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Deve ser publicada ainda hoje a Instrução Normativa com novas orientações sobre a vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul. A Secretaria da Agricultura, seguido orientações da Organização Internacional de Sanidade Animal (OIE), decidiu manter a imunização do rebanho até 14 de abril. Já a comunicação da vacinação, que tinha prazo original de 22 de abril, será estendida até 31 de maio ou terá prazo mais elástico conforme o andamento da pandemia. “Todos os prazos estão permanentemente sendo reavaliados”, explica a chefe do Departamento de Saúde Animal da Seapdr, Rosane Collares.

Conforme Rosane, “a secretaria tem procurado maneiras de mitigar os riscos das atividades locais, permitindo a comunicação da vacinação por e-mail ou telefone da Inspetoria. Com isso, fica desnecessária a ida do produtor até a unidade local”, explica. Ela salienta ainda que todas as ações estão sendo determinadas em alinhamento com o Ministério da Agricultura e também de acordo com as recomendações da OIE. “Por enquanto não há nenhum movimento do Mapa em suspender a vacinação contra a aftosa. Estamos em permanente contato e troca de informações”, destaca.

O presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS (Fundesa), Rogério Kerber, afirma que o setor de produção está determinado a manter as atividades e as recomendações do Serviço Veterinário Oficial, em prol da segurança alimentar dos brasileiros e também para manter essa parte da economia em movimento. Segundo ele, mais do que nunca a responsabilidade do produtor em relação à biossegurança se torna fundamental, não só com a saúde do rebanho, mas com sua própria saúde. “Recomendamos que ao sair para a aquisição das doses, o produtor preconize horários com menor movimento e, se possível, deixar os membros mais jovens da família a realizarem essa atividade”, afirma.

Fonte: Rádio Guaíba



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55)9 9691 2033

Visitas: 1384697
Usuários Online: 241
Copyright (c) 2020 - TIRSUL - Estamos felizes por você estar aqui, compartilhe conosco suas idéias e comentários.