Terça-feira, 22 de Setembro de 2020
Agricultura

Pandemia impõe cuidados na colheita de grãos do RS

Entidades ligadas à produção orientaram associados a seguir as regras de higiene e segurança divulgados por órgãos da saúde.

Publicada em 24/03/20 às 20:36h - 98 visualizações

por TIRSUL


Compartilhe
   

Link da Notícia:

A colheita de arroz, milho e soja no Rio Grande do Sul segue em ritmo intenso e não vai parar por causa do coronavírus. Mas deve ser feita com a cautela específica de cada atividade. As entidades que representam os produtores de cada cultura emitiram orientações a seus associados para que sigam, de forma atenta, as regras de higiene e segurança divulgadas pelos órgãos de saúde.

Federarroz, Aprosoja e Apromilho destacam que, por se tratar de um trabalho mecanizado e que não predispõe à aglomeração, os cuidados principais dos envolvidos com esta etapa da safra devem passar pela higienização das mãos e dos equipamentos e pela distância com transportadores e pessoas estranhas às propriedades.

Décio Teixeira, presidente da Aprosoja/RS, diz que a entidade distribuiu a seus associados um conjunto de orientações que incluem a higienização das cabines das colheitadeiras e maquinário em geral (incluindo os filtros de ar-condicionado), uso de máscaras e óculos, distância de prestadores de serviço e não compartilhamento de itens de uso pessoal, como talheres e copos.

Teixeira relata que 30% da soja plantada no Rio Grande do Sul já foi colhida. “Na colheita, a questão do contágio é mínima. É preciso sim ter muito cuidado na entrega do produto às cerealistas e fazer isso do modo mais rápido possível”, recomenda.

Com mais de 75% da área de milho já colhida, a Apromilho/RS não chegou a distribuir orientações. O presidente da entidade, Ricardo Meneghetti, ressalta, entretanto, que a associação está em contato permanente com os sindicatos rurais e defende a atenção às medidas de saúde pública e o respeito às normas estabelecidas individualmente pelos municípios.

Fonte: Correio do Povo



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55)9 9691 2033

Visitas: 1384706
Usuários Online: 226
Copyright (c) 2020 - TIRSUL - Estamos felizes por você estar aqui, compartilhe conosco suas idéias e comentários.