Agricultura

Colheita de trigo alcança 50% da área e produtores ficam atentos ao tempo

Há grande variação na produtividade média entre as lavouras, em decorrência da tecnologia utilizada e alguns danos ocasionados pelo tempo.

Publicada em 02/11/19 às 10:14h - 10 visualizações

por TIRSUL


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Apesar da alta umidade dos últimos dias, metade das lavouras de trigo foram colhidas, estando 5% em enchimento de grãos e 45% na fase de maturação. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado na quinta-feira (31) pela Emater/RS-Ascar, a área destinada para o cultivo do trigo no RS é de 739,4 mil hectares, 37% da área brasileira de plantio com o grão. Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, que representa 30% da área de trigo no Estado, os produtores estão preocupados com as previsões meteorológicas que apontam longo período com alta umidade no Estado.

Há grande variação na produtividade média entre as lavouras, em decorrência da tecnologia utilizada e alguns danos ocasionados pelo tempo (geadas, granizo e ventos fortes), com aumento dos sintomas de incidência de giberela na maturação da cultura. Lavouras bem conduzidas e sem danos climáticos apresentam produtividade acima de 70 sacas por hectare.

Culturas de verão

A cultura da soja está em fase de implantação da safra 2019-2020, com plantio previsto até 31 de dezembro, de acordo com o zoneamento da soja no RS. Da área projetada para o Estado, que é de 5.956.504 hectares, 13% já foram implantados. As lavouras se encontram em fase de germinação/desenvolvimento vegetativo. A fase inicial de implantação está 3% acima na comparação com o mesmo período da safra anterior.

No milho, 77% dos 771.578 hectares estimados para esta safra já foram implantados, com a cultura nas fases de germinação/desenvolvimento vegetativo (92%) e floração (8%). A produção estimada é de 5.948.712 toneladas, com uma produtividade alcançando 7.710 quilos por hectare.

Fonte: Ascom Emater/RS-Ascar



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55)9 9691 2033

Visitas: 787721
Usuários Online: 94
Copyright (c) 2019 - TIRSUL - Estamos felizes por você estar aqui, compartilhe conosco suas idéias e comentários.