Agricultura

O RS é o 2º maior produtor de leite do Brasil

Publicada em 24/06/18 às 10:27h - 8 visualizações

por TIRSUL


Compartilhe
   

Link da Notícia:

O leite é um dos principais alimentos consumidos no mundo. O maior produtor, segundo a Food and Agriculture Organization - FAO, é a Índia com 18% da produção mundial. O Brasil ocupa  a 5ª posição entre os países, com 4% da produção mundial. Entre os estados brasileiros, o Rio Grande do Sul é o segundo produtor nacional respondendo por cerca de 13% da produção nacional, superado apenas pelo estado de Minas Gerais.

Historicamente a produção de leite no Estado teve grande impulso a partir dos anos 70, como alternativa econômica à pequena propriedade familiar, em contraponto ao avanço da monocultura da soja. Ao redor do produto estruturou-se o importante ramo da indústria de beneficiamento e produção de derivados, formando a complexa cadeia do leite.  Mais recentemente, a atividade vem incorporando tecnologias que permitem ganhos de produtividade e melhorias no controle sanitário que possibilitam menos perdas e melhor renda aos produtores. Produtos como leite em pó e creme de leite figuram na pauta de exportações e se apresentam como oportunidade de investimento.

No Rio Grande do Sul a produção média no triênio 2013-2015 foi de 4,6 bilhões de litros/ano. A produção de leite é bem distribuída pelo território. As regiões da Fronteira Noroeste, Produção, Vale do Taquari, Serra, Norte, Rio da Várzea e Celeiro são responsáveis pela metade da produção gaúcha, que atingiu cerca de 2,4 bilhões de litros/ano em média no período de 2013-2015.

Os municípios de Santo Cristo, Casca, Ijuí, Ibirubá e Marau se destacam do conjunto com produção superior a 50 milhões de litros em média no triênio considerado.

Participação dos principais países produtores de leite em 2014 (%)
Participação dos principais países produtores de leite em 2014 (%)

Fonte: FAO/FAOSTAT

Evolução anual da quantidade produzida de leite  no RS, tem muitos municípios como  Tiradentes do Sul que fazem parte do aumento na estatística. Muitas propriedades rurais estão sempre melhorando a qualidade do leite e produzindo maiores quantidades do produto, com este fator muitas famílias conseguem  melhorar sua qualidade de vida, e seguem com ideal de crescimento em sua propriedade rural, que por sua vez encorpora os filhos e alguns casos, os netos, que já ajudam nas atividades da propriedade.






Deixe seu comentário!

ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 (55)9 9691 2033

Visitas: 66081
Usuários Online: 72
Copyright (c) 2018 - TIRSUL - Estamos felizes por você estar aqui, compartilhe conosco suas idéias e comentários.