Agricultura

Os alimentos que reduzem o colesterol

Publicada em 23/06/18 às 09:37h - 56 visualizações

por TIRSUL


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Produzido pelo organismo e presente em diversos alimentos, o colesterol apresenta-se de duas formas: o HDL, conhecido como "colesterol bom", e o LDL, o "colesterol ruim". Ambos são lipoproteínas que transportam as moléculas de colesterol. O HDL conduz o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo que ele se deposite e obstrua os vasos sanguíneos, enquanto que o LDL faz o caminho inverso, ou seja, transporta e deposita a substância nas paredes das artérias. Cardiologistas afirmam que exercícios regulares e uma alimentação balanceada são ideais para que haja equilíbrio entre ambos. Para dar uma mãozinha, confira os alimentos que podem ser aliados na luta para reduzir o colesterol.

Granola

Além de ser rica em carboidratos complexos provenientes de cereais integrais, a granola é fonte de fibras alimentares. A fibra denominada beta-glucana, presente nesse alimento, é uma forte aliada no controle dos níveis de LDL e pode auxiliar a diminuir a glicemia de indivíduos diabéticos.

Cevada

Incluir a cevada na alimentação é uma maneira de manter a saúde do sistema cardiovascular em dia, isso porque as fibras diminuem a absorção de colesterol no intestino, o que compromete a formação de placas nas paredes das artérias. Dessa forma, a possibilidade de obstrução das artérias, infarto e outras complicações cardíacas cai consideravelmente.

Soja

Este alimento tem uma proteína chamada isoflavonas genisteína, que contribui para inibir a oxidação do colesterol LDL. Além disso, ele possui outras substâncias que contém ação antioxidante. Entre as vantagens da carne de soja, por exemplo, estão seu baixo teor de gordura, ausência de colesterol, alto teor de fibras e elevado conteúdo proteico.

Ervilha

A leguminosa contém substâncias que ajudam na redução do colesterol LDL, impedindo a formação das placas nas paredes das artérias e prevenindo doenças cardiovasculares.

Amendoim

Da mesma família da soja e da ervilha, o amendoim é uma verdadeira fonte de fibras. Rico em gorduras boas como o ômega-3, esse alimento ajuda a diminuir a inflamação no corpo, proteger o coração contra doenças cardíacas e ainda auxilia no funcionamento regular do intestino.





Deixe seu comentário!

ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 (55)9 9691 2033

Visitas: 228351
Usuários Online: 64
Copyright (c) 2018 - TIRSUL - Estamos felizes por você estar aqui, compartilhe conosco suas idéias e comentários.