Agricultura

La Niña fraco deve ter pouca influência sobre a safra de verão no Brasil. El Niño só a partir de maio de 2019

Atenção deve ser redobrada neste inverno com grande probabilidade de geada forte e risco para lavouras perenes

Publicada em 22/06/18 às 19:33h - 99 visualizações

por TIRSUL


Compartilhe
   

Link da Notícia:

o inverno chegou e podemos destacar as probabilidades do clima, de muito frio e muitas geadas, o inverno que iniciou oficialmente ontem (21), bem como para a pró

Destaca-se que, entre a segunda quinzena de julho até a primeira semana de agosto, há uma maior chance de entrada de massa de ar polar, o que pode derrubar as temperaturas até o Mato Grosso do Sul e afetar as regiões com geadas, assim como a pecuária de corte e leiteira, estas podem sofrer com as temperaturas.

Lembra-se ainda que há alguns cultivos, como frutas como banana e mamão, que "não precisam necessariamente de uma geada muito forte" para sofrer danos, o que torna a situação um importante ponto de atenção.

Quanto à movimentação climática, salienta-se que a atmosfera possui um atraso na resposta, de forma que as águas estão neutras na região Niño 3.4, mas que ainda se encontram frias na região 3, que é a que mais afeta o clima brasileiro. Então, mesmo que as águas estejam nessa neutralidade, ainda persistem as condições de La Niña para a atmosfera - e a La Niña produz invernos com frequência de geada mais elevada.

As águas devem voltar a ficar ligeiramente mais frias a partir de setembro e permanecerem assim até março e abril do próximo ano, quando voltariam a se aquecer e trariam um novo El Niño, mais fraco, que não afetaria os cultivos do Centro-Oeste. Sendo assim, a safra de verão ocorreria dentro de um La Niña fraco.

O que é o fenômeno la ninã 

("a menina" em espanhol) é um fenômeno oceânico-atmosférico caracterizado pelo resfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, ou seja, suas características são opostas as do El Niño (aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico).









Deixe seu comentário!

ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 (55)9 9691 2033

Visitas: 163301
Usuários Online: 96
Copyright (c) 2018 - TIRSUL - Estamos felizes por você estar aqui, compartilhe conosco suas idéias e comentários.