Agricultura

Avicultura gaúcha estima prejuízo de R$ 1 bi e prevê reajuste de preços para o consumidor

Presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) afirma que as perdas com a paralisação dos caminhoneiros chegarão aos consumidores, mas tamanho do repasse não está definido

Publicada em 04/06/18 às 10:49h - 20 visualizações

por TIRSUL


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Os produtores de frango no Rio Grande do Sul fazem os cálculos dos prejuízos causados pela greve dos caminhoneiros. A conta ainda não está fechada, mas a estimativa da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) não baixa de R$ 1 bilhão no período em que as estradas estiveram bloqueadas. A notícia não é péssima somente para produtores. Quem consome frango e ovos também vai lamentar. De acordo com os produtores, o repasse ao consumidor é inevitável.


- Esse prejuízo será repassado ao consumidor, isso não tem como ser diferente. Não temos ideia ainda de quanto será esse repasse, estamos em fase de levantamento das perdas. E, ainda, teremos de renegociar as parcelas de financiamento, renegociar tributos, tudo isso - diz o presidente da Asgav, Nestor Freimberger.


Dois meses para normalizar produção


O presidente lembra que a falta de ração para os animais foi decisiva para o bilionário prejuízo. Um efeito que trouxe perdas imediatas - a morte de frangos - e outras que serão sentidas ainda nos dias seguintes à volta ao normal do fornecimento.


- Agora, não se pode dar toda a ração de uma vez só aos animais, pode causar mais perdas. Tem de ser gradual. Não se retoma a normalidade de uma hora para outra. Nossa estimativa é de que serão dois meses para normalizarmos tudo - afirma Freimberger. 


Outra parte do que foi perdido na greve estava já nas estradas, em caminhões parados nos bloqueios. Ovos e carne resfriada chegaram aos seus destinos somente para serem descartadas por falta de condições de consumo. Para retomar o ritmo de produção previsto pelo presidente da Asgav, o setor prevê turnos extras aos sábados e domingos no próximos dois meses.

Fonte: Gaúcha ZH




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 (55)9 9691 2033

Visitas: 96183
Usuários Online: 12
Copyright (c) 2018 - TIRSUL - Estamos felizes por você estar aqui, compartilhe conosco suas idéias e comentários.