Agricultura

Qual o melhor momento para vender a safra de milho?

Publicada em 16/04/18 as 08:20h - 25 visualizações

por TIRSUL


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Para saber o melhor momento de vender a safra de milho, o produtor rural precisa observar três fatores principais: o andamento da colheita no Brasil e no mundo, o comportamento do dólar e as escalas de produção de proteína animal.

Historicamente, os menores preços no mercado interno ocorrem após a colheita da primeira safra, entre janeiro e março, quando o mercado está inundado de grãos. Outra pressão de baixa nos preços costuma ocorrer entre junho e julho. Para quem pode armazenar, esperar os meses que antecedem o plantio, quando os estoques estão mais baixos, pode resultar em preços de venda mais altos.

Para este ano de 2018, as previsões são, até o momento, de que os preços devem ficar estáveis, pois o mercado interno está bem abastecido. Ainda assim, os valores estão um pouco melhores do que no ano passado, pois o tempo mais seco em janeiro e fevereiro na região Sul e o excesso de chuvas no Centro Oeste deixaram as estimativas de produção mais incertas.

Com relação ao dólar, o câmbio em 2018 promete ser bastante volátil. Os anos de eleições presidenciais costumam deixar a cotação da moeda estrangeira muito instável. Apesar da instabilidade, isso pode significar oportunidades interessantes os produtores mais atentos, caso consigam vender a safra numa semana de alta e comprar insumos em momentos de baixa do dólar.

O consumo interno de milho para a ração animal também pode aumentar este ano. Dados do Departamento da Agricultura dos Estados Unidos (USDA) projetam um crescimento na produção brasileira de aves em 2,6% para 13,5 milhões de toneladas neste ano. A razão para o crescimento seria a recuperação econômica e a queda da inflação.

Outra forma de avaliar o momento certo de vender a safra é acompanhar os preços das ofertas de compra e venda diariamente na plataforma de negociações da CBC Agronegócios. Todos os dias, dezenas de ofertas são feitas no site, acompanhando este movimento, o assinante do serviço observa as tendências do mercado da sua região e ainda ganha na negociação direta, sem intermediários.





Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 (55)9 9691 2033

Visitas: 50710
Usuários Online: 35
Copyright (c) 2018 - TIRSUL - Estamos felizes por você estar aqui, compartilhe conosco suas idéias e comentários.